Luena – Cento e 85 novos técnicos, entre técnicos de diagnóstico terapêutico, vigilantes, maqueiros e outros, vão reforçar o sector da saúde na província do Moxico, no quadro da quota adicional do último concurso público pelo Ministério de tutela.
Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde no Moxico, Tiago Mário, que falava à ANGOP, trata-se do recrutamento de 27 técnicos de diagnóstico terapêutico, 18 enfermeiros de 3º classe, 76 técnicos médios de enfermagem de 3º classe.
Serão, igualmente, contratados 15 vigilantes, igual número de secretários clínico, maqueiros e de técnicos superior de 2º classe, bem como quatro condutores de ambulância.
O número de vagas para o Moxico faz parte de uma quota adicional autorizada pelo Ministério da Saúde (MINSA), para a admissão de cinco mil e 511 profissionais, no quadro do último concurso público do sector, realizado em 2022.
O Gabinete Provincial da Saúde no Moxico controla actualmente 158 unidades sanitárias, asseguradas por dois mil e 422 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos e terapêuticos, bem como pessoal administrativos. MT/TC/YD