Menongue - Seiscentos e três casos de tuberculose foram registados no primeiro semestre deste ano, na província do Cuando Cubango, menos 316 em relação a igual período de 2022, soube, esta terça-feira, a ANGOP.
A informação foi avançada pelo supervisor provincial de luta contra a tuberculose no Cuando Cubango, Domingos Tchinhunji, adiantando que, no mesmo período, cinco pessoas morreram, contra sete do ano transacto.
Segundo o responsável, as mortes resultaram, na sua maioria, de doentes que abandonaram o tratamento nas unidades hospitalares dos nove municípios da província.
“Infelizmente, alguns doentes regressam às unidades hospitalares depois do estado de saúde piorar, situação que tem impossibilitado as equipas médicas de inverter o quadro clínico, pois muitos pacientes recorrem a outros suplementos tradicionais em busca de cura”, lamentou.
Informou que o sector da saúde controla, a nível da província, 1.522 pacientes com tuberculose, que são assistidos no sistema ambulatório.
Na ocasião, o responsável apelou à população no sentido de observar as medidas de prevenção contra a doença, que passam pelo reforço da biossegurança, assegurando que a unidade sanitária dispõe de fármacos suficientes para atender os doentes.
A tuberculose é uma doença infecciosa provocada pelo bacilo de koch, bactéria que tem a capacidade de produzir danos nos pulmões, brônquios e extra pulmonares.ITH/JSV/MCN