Ondjiva – A vice-presidente da Ordem dos Médicos na província do Cunene, Eufrasina de Oliveira, encorajou hoje, domingo, a classe a prestar um serviço mais humanizado aos doentes, tendo em vista a melhoria do atendimentos a essa franja.
Eufrasina de Oliveira falava em declarações à ANGOP, por ocasião das jornadas comemorativas do 26 de Janeiro, Dia Nacional do Médico, a celebrar-se quinta-feira.
"A boa (...) disposição do médico é fundamental para transmitir confiança e conforto aos pacientes", disse a responsável, tendo acrescentado que a recuperaração do doente depende também desses factores.
Na ocasião informou que Cunene carece de médicos neurologistas e ortopedistas intensivistas, para o atendimento dos frequentes casos de traumatismos na cabeça e fracturas no Hospital Geral de Ondjiva.
Segundo Eufrasina de Oliveira Cunene foi indicada para acolher, nos dias 24 a 26 de Janeiro, as jornadas científicas, o que vai culminar com o acto central do Dia Nacional do Médico.
Este ano as jornadas alusivas ao 26 de Janeiro decorrem sob lema "Médicos unidos, médicos confiantes, usar vida para salvar vidas”.
O Conselho Provincial da Ordem dos Médicos no Cunene tem sob registo 111 médicos de várias nacionalidades e especialidades.
A rede sanitária na província do Cunene é constituída por um hospital geral, um missionário, seis hospitais municipais, 41 centros e 108 postos de saúde.