Sumbe - O director clínico do Hospital Provincial do Cuanza Sul, Farias Lucas, exortou, esta segunda-feira, no Sumbe, as famílias a redobrarem os cuidados com a saúde, por forma a evitar as doenças respiratórias, frequentes nesta época de cacimbo.
Em declarações à ANGOP, a propósito da entrada oficial, domingo (dia 15), do tempo seco, conhecido como cacimbo, o responsável frisou que neste período é frequente a ocorrência de enfermidades sazonais e oportunistas, tais como gripe, bronquite, asma, reumatismos, rinites alérgicas, entre outras, razão pela qual a população deve usar roupas mais fortes, capazes de conter as baixas temperaturas.
“Nesta época de cacimbo devemos estar bem agasalhados, usando roupas mais fortes como fatos, camisolas de algodão, calças e casacos, principalmente as crianças e idosos, para evitarmos estas doenças muito frequentes devido à mudança do clima”, salientou.
De igual modo, aconselhou a população a consumir água natural, chás e a primar por uma alimentação baseada em legumes, hortaliças e frutas.
Entretanto, garantiu que a unidade sanitária tem criadas todas as condições para a assistência médica e medicamentosa à população.
A época de cacimbo inicia oficialmente a 15 de Maio e termina a 15 de Agosto, quando começa a época do verão.