Malanje – Dezoito técnicos de farmácia e fiéis de armazém do município de Malanje, participam desde hoje (quinta-feira), nesta cidade, num seminário sobre planificação, distribuição e armazenamento de medicamentos, para uma melhor gestão dos fármacos e das unidades farmacêuticas.
A formativa é uma promoção da direcção municipal de saúde de Malanje, no âmbito do programa Nacional de Medicamentos Essenciais (PNME), e visa melhorar o atendimento e gestão de medicamentos nas farmácias e das unidades sanitárias do município.
Durante dois dias, os participantes vão abordar temas relacionados com a gestão de depósito de medicamentos, procedimento das fixas de stock, relatório mensal e balanço semanal, bem como guia de remessa.
No acto de abertura, o chefe de depósito municipal de medicamentos da administração municipal de Malanje, Cardoso Binguer, disse que a formação serve para que os técnicos possam refrescar os seus conhecimentos, melhorar o seu trabalho, mormente no que toca a gestão de medicamentos.
Precisou que a formação é fundamental para garantir o cumprimento dos procedimentos do uso racional dos fármacos, pelo que reveste-se de importância nos aspectos ligados a saúde e aos medicamentos, enquanto sector que interfere directamente na vida das pessoas.
O seminário é o primeiro do género promovido pela administração municipal de Malanje e conta também com participação de técnicos de farmácias e fiéis de armazéns dos órgãos da Delegação Provincial do Interior.