Malanje – Cinquenta parteiras comunitárias do município de Calandula participam, desde esta quarta-feira, numa formação sobre os cuidados primários de atendimento a mulheres grávidas e aos recém-nascidos.
A formação é uma iniciativa da direcção municipal da saúde em colaboração com a administração municipal de Calandula, no âmbito da jornada Março mulher, e visa transmitir as parteiras as formas modernas de realização de partos na comunidade, risco no parto e alimentação de uma gestante durante a gravidez.
Durante a formação, que vai decorrer até ao dia 26 deste mês, as participantes vão aprender técnicas sobre acompanhamento as consultas pré-natais, higiene da mulher grávida e realização de parto seguro.
Segundo a directora municipal da saúde de Calandula, Julieta Alexandre, as parteiras tradicionais devem ser constantemente habilitadas com novas técnicas para que possam desenvolver a actividade com as competências indispensáveis.
A especialista afirmou que têm estado a contribuir para que haja partos seguros nas comunidades, reduzindo a mortalidade materno-infantil, pelo que devem estar sempre actualizadas sobre os passos da medicina moderna.
A responsável garantiu ainda que tão logo terminem a formação vão receber kits de parto para ajudar nas zonas rurais.
Participam da formação parteiras tradicionais de cinco comunais do município de Calandula, nomeadamente Kinje, Cuale, Cota, Cateco Cangola e sede.