Menongue – Pelo menos mil 846 casos de doenças bucais foram diagnosticados, entre Janeiro e Junho do corrente ano, no Hospital Geral do Cuando Cubango, menos 614 em comparação ao identifico período de 2023, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, este sábado, à ANGOP, pelo médico dentista do Hospital-Geral do Cuando Cubango, Fernando Gregório, ao referir que se trata de 54 abcessos dentários, que resultaram em sete óbitos, menos cinco em relação ao mesmo período de 2023.
O médico informou que a secção de estomatologia atende, em média, 30 a 45 pessoas com problemas bucal/dia, com idades entre os três e 65 anos, com realce para necrose pulpar, cárie - dentária, abcessos, gengivites e pulpites agudas.
Explicou que as crianças que, usualmente, tomam leite, tanto na amamentação da mãe, como no biberão, também, estão propensas a adquirir a doença, pois o uso de ácidos e doces constituem as principais das doenças dentárias, principalmente, em menores de idade.
Lembrou que a dentária, caso não seja tratada a tempo, dá lugar ao abscesso dentário agudo, doença considerada muito grave, por provocar morte do paciente.
Fernando Gregório disse que a unidade sanitária atende diariamente doentes com problemas de celulite facial e em estado grave, em consequência do tratamento tradicional.
Por isso, desencorajou a prática do tratamento caseiro ou tradicional com ervas, entre outras terapias que prejudicam a saúde bucal, que está associada à falta de cultura na procura dos serviços de estomatologia.
Aconselhou as famílias no sentido de manterem uma alimentação nutritiva e equilibrada, evitando alimentos com açúcar ou farinha refinada, assim como a higienização adequada com fio dental, por formas a acautelar tais doenças.
Para contrapor esta situação, a direcção do Hospital-Geral do Cuando Cubango, antes do início das consultas, tem sensibilizado os doentes a terem cultura de procurar o médico-dentista, pelo menos duas vezes ao ano, bem como a pautar no uso da pasta de dente rica em flúor, por garantir protecção ao dente, independentemente da faixa etária.
Lembrou que os que os casos de celulite facial e os traumas faciais ou fractura graves, que comprometem o osso da mandíbula, decorrentes de acidentes de viação, têm sido transferidos para a capital do país, Luanda, por falta de especialistas de maxila facial
Refira-se que os serviços de estomatologia do Hospital-Geral do Cuando Cubango são assegurados por nove profissionais, entre médicos e entomologistas. LMZ/ALK/FF/ALH