Ondjiva – Duzentos e 61 técnicos de saúde, apurados no concurso público de 2019, iniciam as suas funções hoje, na província do Cunene, após a recepção das respectivas guias de colocação.
Entre os técnicos, cinco são enfermeiros licenciados, 162 técnicos médios de enfermagem, 94 técnicos médios de diagnóstico e terapêutica, distribuídos pelos municípios do Cuanhama, Curoca, Cuvelai, Cahama, Ombadja e Namacunde.
Na ocasião, a directora do Gabinete da Saúde no Cunene, Georgina Nunes, disse que com este número foram inseridos no sistema 502 funcionários apurados no concurso público de 2019.
Explicou que em Novembro de 2020, na primeira chamada, iniciaram as funções 241 novos profissionais, com destaque para 38 médicos e sete técnicos superiores do regime geral.
No acto de entrega das guias, o governador provincial em exercício no Cunene, Apolo Ndinoulenga, aconselhou aos quadros a trabalhar com responsabilidade e espírito de missão, devendo prestar um serviço cada vez mais humanizado aos pacientes.
Com a admissão dos novos profissionais, a província passa a contar com mil e 395 técnicos de saúde e 128 médicos, que prestam assistência a um milhão 157 mil e 491 habitantes em 146 unidades sanitárias.