Saurimo – Cinquenta bolsas de sangue foram doados, durante o fim-de-semana, hoje, sexta-feira, à secção de Hemoterapia do Hospital Pediátrico da Lunda Sul, numa iniciativa do Movangola local.
O gesto solidário reuniu cerca de 130 jovens de diferentes extractos sociais da província e enquadra-se nas comemorações do Dia da Criança Africana, assinalado no dia 16 deste mês.
Em declarações à imprensa, o responsável do Movangola na Lunda Sul, Domingos Kiala, afirmou que abraçaram esta causa solidária para ajudar a hemoterapia a minimizar a carência de sangue e, ao mesmo tempo, incentivar o espírito de amor ao próximo e o voluntariado aos associados.
Por sua vez, a chefe de secção da Hemoterapia, Victória Domingas, agradeceu o gesto, salientando que vai contribuir na mitigação da falta desse líquido essencial para uma melhor assistência médica e medicamentosa em pacientes que ocorrem nesta unidade.
Disse que a unidade sanitária regista, há vários meses, carência de doadores voluntários, situação que tem obrigado os familiares dos pacientes a doar de emergência, quando a necessidade é maior.
Em função disso, apelou a outras associações e instituições a seguirem o gesto do Movangola local.
O Hospital Pediátrico da Lunda Sul atende diariamente 100 a 200 pacientes com diferentes patologias, com destaque, para malária, doenças respiratórias agudas, dermatite e anemia. QB/JW/ART