Ondjiva – Cinquenta e cinco pacientes, entre crianças e adultos, com problemas maxilo-faciais, beneficiaram, de seis a 10 deste mês, de cirurgias gratuitas no Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune”, no âmbito da campanha “Facilita a minha Vida”.
A informação foi prestada, esta quinta-feira, à ANGOP, pelo director-geral da unidade sanitária, Amilton Tavares, adiantando que os doentes, com lesões faciais por malformações congénitas e acidentes, são provenientes das províncias de Luanda, Namibe, Huíla, Cunene, assim como da República da Namíbia.
De acordo com o responsável, as cirurgias, que cingiram-se ao lábio leporino, lesões na face e no pescoço, decorreram satisfatoriamente.
“Consultamos 60 pacientes, mas alguns não ofereciam critérios de cirurgia, por apresentarem um grau de desnutrição e doenças infecciosas. Estes estão em acompanhamento médico e serão operados a posterior. O programa terá sequência, pois a equipa médica está a percorrer o país e vai regressar ao Cunene. Por isso, apelamos às pessoas com tumor no rosto e no pescoço a aderirem às consultas no hospital”, salientou.
A campanha, que está a ser assegurada por 14 especialistas, foi aberta em Julho do ano em curso em Luanda e abrange as províncias do Cunene, Moxico, Huambo, Benguela, Huíla e Uíge, devido à carência de especialistas.PEM/LHE/MCN