Luanda - Trinta e quatro mil pessoas, entre crianças dos zero aos cincos anos e mulheres em estado de gestação, serão vacinadas contra diversas patologias em Luanda, durante a Semana Mundial e Africana da Imunização.
A campanha de imunização aberta sexta-feira pelo vice-governador da província de Luanda para a esfera política e social, Dionísio da Fonseca, no bairro Sagrada Esperança, distrito urbano da Maianga, vai decorrer até o próximo dia seis de Maio.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Manuel Varela, disse que durante esta campanha serão “ resgatadas” as crianças que não têm o programa de vacinação completo e as que deviam começar o calendário de vacinas e ainda não o fizeram.
Referiu que durante a semana será intensificado, em todas as unidades hospitalares, o controlo das doenças preveníveis pela vacinação para poderem atingir o número de 34 mil pessoas.
Conforme o responsável, a cobertura ainda é baixa, mas será aproveitada a semana da imunização para elevar o número e garantir maior protecção às crianças.
O director enfatizou que não será feita a vacinação contra a Covid-19, visto que o processo nesta altura é para adultos maiores de 60 anos e com comorbilidade, enquanto a semana de imunização é apenas para as doenças preveníveis como sarampo, poliomielite, pneumonia, Febre Amarela, Rubéola, BCG, Pentavalente entre outras.
Admitiu que a cobertura vacinal em Luanda está apenas em 60 por cento devido ao confinamento, isolamento e quarentena social, quando em outra ocasião teria atingido a ordem dos 90 por cento.
Já a presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, apelou as mulheres grávidas e as mães das crianças menores a procurar os serviços de saúde para a imunização das patologias preveníveis pela vacina.
A semana da imunização realiza-se sempre nos últimos dias do mês de Abril.