Malanje- Duzentos e 50 cidadãos dos bairros Catepa, Ritondo, Maxinde e Canambua, beneficiaram hoje, sábado, nesta cidade, de consultas grátis de medicina interna e geral por estudantes da Faculdade de Medicina de Malanje.
A actividade realizada por estudantes da Faculdade de Medicina, afecta a Universidade Rainha Njinga Mbande, e que decorreu na respectiva instituição, enquadrou-se no âmbito das actividades de extensão universitária, alusivas as comemorações do 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada de libertação nacional.
Na ocasião foram realizados rastreios de hipertensão e exames clínicos de toxicologia, entre outros serviços médicos, cujos casos difíceis foram encaminhados para as unidades sanitárias.
A par das consultas, foi igualmente realizada uma palestra sobre as medidas de prevenção da cólera, face ao surto da doença que assola o país.
A vice-decana para área científica da Faculdade de Medicina, Efigênia Camela disse que o evento contou com o envolvimento de estudantes do I e IV anos das especialidades de odontologia e dermatologia.
Precisou que a jornada vai prosseguir nos próximos dias nos bairros periféricos da cidade de Malanje e apelou a população a aderir. Actualmente a Faculdade de Medicina de Malanje conta com 311 estudantes do I ao V ano. RM/NC/PBC