Malanje- Cento e 48 mil e 122 alunos do I ciclo do ensino primário, dos cinco aos 14 anos de idade foram desparasitados com albendazol, nos últimos dois meses, nas escolas do município de Malanje, visando a prevenção de doenças bacterianas.
A informação foi dada hoje, pelo supervisor em exercício do Programa de Saúde Escolar de Malanje, António Benjamim, tendo realçado que a campanha abrangeu 104 escolas e culminou igualmente com administração de doses de prevenção da schistosomíase, com uma cobertura de 95 por cento.
Disse se tratar da primeira fase, sendo que a segunda arranca sábado próximo (7) e será extensiva aos municípios de Cacuso, Mucari, Cangandala e Calandula, mas apenas com a administração do albendazol devido a escassez de comprimidos contra a schistosomíase.
A campanha enquadra-se no âmbito de uma campanha de prevenção de doenças no seio dos alunos, levada a cabo pelo Programa de Saúde Escolar do Departamento Provincial de Saúde Pública da província, que prevê atingir faseadamente os 14 municípios de Malanje.
A administração dos comprimidos conta com o envolvimento de professores capacitados para o efeito, com supervisão de técnicos de saúde.