Saurimo - A província da Lunda Sul registou, no primeiro semestre deste ano, 50 óbitos por malária, uma redução de 61 mortes em comparação com idêntico período anterior.
Em declarações, esta segunda-feira, à ANGOP, o chefe do departamento de saúde pública, Domingo Txiculo, disse que durante o período foram registados 124 mil 659 casos de malária, contra 134 mil 705 de 2022.
Sublinhou que a redução de óbitos é fruto de vários encontros de sensibilização realizados nas comunidades, distribuição de mosquiteiro, assim como a melhoria do saneamento básico.
Referiu que para melhorar o atendimento médico e medicamentoso, a Direcção Municipal da Saúde Pública tem levado a cabo acções de formação aos técnicos de saúde.
Para o presente ano, segundo Domingos Txiculo, prevê-se a realização de treinamentos de supervisores para melhorar a qualidade dos serviços de assistência clínica.
Estão igualmente agendadas acções de fumigações nos municípios de Saurimo e Dala e um estudo de eficácia terapêutica antimalárica.
Instado sobre a existência de fármacos, avançou que a província dispõe de medicamentos em stock. JW/ART