Caxito – A lavagem das mãos com água e sabão ajuda a reduzir a incidência de infecções respiratórias de 40 para 25 por cento, afirmou hoje, em Caxito, o vice-governador provincial do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Edson da Cruz.
Ao intervir no acto provincial antecipado das celebrações do 15 de Outubro, Dia Mundial de Lavagem das Mãos, o governante explicou que em Angola apenas 36 por cento da população prática a acção de lavagem das mãos em momentos críticos.
Anualmente as doenças diarreicas e insuficiências respiratórias são responsáveis por 18 por cento de mortes de crianças menores de 5 anos de idade, uma situação que pode ser evitada se os petizes desenvolverem o hábito de lavar as mãos com água e sabão, sublinhou.
Para o governante a lavagem das mãos pode salvar vidas quando se torna uma prática regular de vida de cada pessoa, família, escola, hospitais, centros de saúde e outras instituições.
Neste sentido, destacou a importância de se incentivar e cultivar o hábito de lavar as mãos as crianças como forma mais eficiente de prevenção de várias doenças.
Na opinião do admiistrador municipal adjunto do Dande, João Macosso, a prática de lavagem das mãos está a tornar-se cada vez mais frequente no seio das crianças.
O dia Mundial da Lavagem das Mãos foi criado a 15 de Outubro de 2008 com o objectivo de diminuir o número de doenças e mortes causadas por doenças evitáveis.
Instituído pela UNICEF, a data visa sensibilizar as sociedades sobre a preponderância desse acto que pode prevenir inúmeras doenças de fórum higiénico. FS/CJ/IF