Talatona- A administradora municipal do Kilamba Kiaxi, em Luanda, Naulila André, reiterou, esta quarta-feira, a contínua aposta no reforço das medidas de prevenção nas comunidades, para se evitar a propagação da cólera na localidade.
A administradora que falava à imprensa, depois de efectuar uma visita de constatação às valas de drenagem e locais de depósito de resíduos sólidos, nos bairros Catinton e Capolo, disse ser importante intensificar a intervenção, para se evitar a propagação da doença.
Acompanhada de membros e autoridades sanitárias, o trabalho cingiu-se em alertar a população a adoptar medidas preventivas, tais como evitar acomulação de lixo, consumir água tratada com lixívia ou fervura, lavar os alimentos com água tratada e não defecar ao ar livre.
Como uma das medidas de reforço, Naulila André disse que os pontos de recolha de lixo, perto as unidades de saúde e concentração de pessoas, vão merecer maior atenção, no que toca a colheita do mesmo em horários adequados.
Disse que pretende reunir o Conselho de Auscultação das Comunidades, nos próximos dias, para a apresentar um plano de arrecadação de resíduos sólidos e outras medidas que estão a ser tomadas a nível do município, no quadro da prevenção da doença.
O município do Kilamba Kiaxi não tem nenhum caso confirmado de cólera, por essa razão tem-se feito o reforço da sensibilização da população, para beber água tratada, lavar as mãos antes de comer e depois de utilizar a casa de banho, evitar acomular lixos nos bairros e outros cuidados a ter em conta.
A população local, além de ser sensibilizada sobre as medidas de prevenção da cólera, pediu também a melhoria na recolha de lixo.VS/MAG