Luanda - Cem pessoas, membros do Conselho Provincial da Juventude ( CPJ ) e parceiros, doaram na sexta-feira cada um 500 mililitros de sangue ao Hospital Josina Machel, em Luanda.
De acordo com um comunicado de imprensa do CPJ a que a ANGOP teve acesso, neste sabado, a acção solidária teve como finalidade minimizar a carência de sangue que o Hospital Josina Machel enfrenta e enquadra-se nas festividades do Dia do Héroi Nacional, assinalado a 17 de Setembro.
O documento refere que foram mobilizados 500 jovens para participar na mega campanha de doação de sangue, mas por medidas de segurança impostas pela Covid-19 o grupo será repartido por 100 de cada vez.
“ Por condições impostas pela direcção do hospital, em cada fase será permitida a presença de cem doadores e os restantes vão efectuar a doação de sangue nos próximos tempos “, esclarece o documento.
As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) definem que pelo menos um por cento da população deve ser dadora de livre vontade em cada território.
Angola, com cerca de 30 milhões de habitantes, tem um número de dadores voluntários abaixo da média necessária, na ordem dos 10 mil e
desse número, 90 por cento são familiares de pacientes com necessidades de transfusão sanguínea.