Saurimo – Sessenta e quatro bolsas de sangue foram doadas esta quinta-feira, à Maternidade Provincial da Lunda-Sul, com vista a reforçar o stock da unidade sanitária, que regista 20 a 30 transfusões sanguíneas por dia.
A doação foi promovida pela administração municipal de Saurimo, no âmbito das celebrações do 4 aniversário da Maternidade localiza no município de Saurimo, capital da província da Lunda-Sul.
Na ocasião, a directora da unidade sanitária, Hortênsia Miguel, enalteceu o gesto, apelando outras instituições e organizações filantrópicas a seguirem o exemplo.
A Maternidade provincial da Lunda-Sul, com 150 camas para internaments, comporta uma sala de partos, um bloco operatório com três salas, uma unidade de cuidados intensivos e uma morgue.
A unidade dispõe de serviços de obstetrícia, ginecologia, urgência, neonatologia, hemoterapia, mamografia, ecografia e raio-X.
A área de neonatologia conta com 10 berçários, 12 incubadoras e seis berços de aquecimento para atender bebés que precisam de cuidados especiais.JW/HD