Menongue - Cento e cinquenta bolsas de sangue foram doadas hoje, domingo, ao Hospital-Geral do Cuando Cubango, por jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no quadro das comemorações do centenário da congregação em Angola.
Em declarações à imprensa, o pastor da referida igreja, Adriano Delfim Saca, disse que a acção solidária está igualmente enquadrada nas actividades inseridas no Dia Mundial da Juventude Adventista, a assinalar-se a 16 do mês em curso.
Referiu que o acto vem dar resposta às necessidades que as unidades hospitalares têm clamado, sendo que a última foi realizada em Dezembro do ano passado, na Maternidade do Cuando Cubango.
Apelou a outras denominações religiosas e organizações da sociedade civil, no geral, para juntarem-se a esta acção social no sentido de se continuar a salvar vidas, numa altura em que não existem doadores voluntários, mas sim familiares, que nem sempre estão disponíveis, em função da incompatibilidade sanguínea.
Avançou que outras actividades, como palestras de sensibilização contra o consumo de drogas e marchas de repúdio contra a violência doméstica, em Menongue, concretamente no Serviço Penitenciário, foram igualmente realizadas.
A responsável da hemoterapia do Hospital-Geral do Cuando Cubango, Rosaria Inês, considerou o gesto oportuno, porque a unidade hospitalar, até à altura da doação, não tinha, no seu stock, reservas para atender os utentes internados.
Informou que o hospital precisa, no mínimo, 50 bolsas de sangue diariamente para atender a 10 transfusões diárias, com casos de malária, acidentes de viação e cirurgias pós-parto (nascimento) na área da maternidade.
Fez saber que desde Janeiro já efectuaram 550 transfusões, sem relatos de morte. ALK/FF/PLB