Caála - Quarenta e sete bolsas de sangue foram doadas hoje, segunda-feira, à Secção de Hemoterapia do Hospital Municipal da Caála, província do Huambo, numa iniciativa dos Jovens da Igreja Adventista do 7º Dia daquela municipalidade.
O gesto solidário enquadra-se nas comemorações do Dia mundial do Jovem Adventista, que se comemora, anualmente, a 20 de Março.
O director do Hospital da Caála, Orlando Chipindo, agradeceu o gesto, salientando que vai contribuir na mitigação da falta “gritante” desse líquido corporal, essencial para uma melhor assistência médica e medicamentosa em pacientes com hemoglobina baixa.
Adiantou que a instituição tem registado uma média diária, de 15 a 20 solicitações de transfusões, sobretudo de casos de pacientes com malárias e gestantes em partos, mas que, em contrapartida, regista-se um número reduzido de doadores para se dar a resposta devida a esta situação.
Por conta disso, disse que a direcção da unidade hospitalar tem intensificado, em parceria com a administração local, a mobilização dos cidadãos do município para a doação de sangue, no quadro da campanha lançada em Dezembro de 2022.
Por outro lado, o responsável considerou de preocupante a situação da malária no município, onde mais de 30 pacientes são internados, todos os dias.
Orlando Chipindo explicou que a maior preocupação reside no facto de muitos dos doentes acorrerem à unidade hospitalar em estado clínico já avançado, o que tem tornado difícil reverter o quadro.
Apontou as intensas chuvas na região e o fraco saneamento básico nas comunidades, como as principais causas do elevado índice da malária na municipalidade. LT/VKY/VIC