Caála - Oitenta e cinco bolsas de sangue, de grupos diversos, foram doadas, esta terça-feira, à hemoterapia do Hospital municipal da Caála, numa iniciativa do Secretariado local da JMPLA, no quadro das comemorações dos 68 anos do MPLA, assinalados a 10 do corrente mês.
A doação mobilizou 120 militantes, dos quais 85 foram aptos para o gesto filantrópico, que serviu para reforçar o banco de sangue, para ajudar salvar vidas humanas.
Na ocasião, o primeiro secretário da JMPLA na Caála, Vasco Kussumua Pongolola, disse que a doação visou, igualmente, responder aos apelos das autoridades sanitárias em relação a necessidade do reforço do stock de sangue na hemoterapia local.
Manifestou a disponibilidade dos membros da organização juvenil do MPLA em continuarem a doar o produto com regularidade.
Por sua vez, o director do Hospital municipal da Caála, Orlando Chipindo, indicou as áreas da maternidade e pediatria, como as mais carenciadas em termos de sangue, numa altura em que continuam a mobilizar doadores voluntários, para reverter o actual quadro do hospital em que as famílias dos doentes são os principais fornecedores deste líquido.
O Hospital municipal da Caála, com uma capacidade de internamento de 214 camas, presta assistência em 26 especialidades, bem como conta com uma média/diária de 45 internamentos e 32 transfusões de sangue. MLV/ALH