Huambo – O secretariado da JMPLA na província do Huambo realizou hoje, nos 11 municípios da província, uma mega campanha de doação de sangue para mitigar a carência deste líquido nas unidades sanitárias, soube a ANGOP.
Fruto desta acção solidária, enquadrada no programa de acções da organização juvenil do MPLA (partido no poder em Angola), a maior unidade hospitalar da província foi reforçado com 75 bolsas de sangue.
A propósito, o 1º secretário provincial da JMPLA, João Kalupeteca, referiu que o gesto serviu para mitigar as dificuldades com que se debatem as unidades hospitalares da província com a falta de sangue, para fazer face às necessidades de hemotransfusão.
Sem avançar o total da quantidade doada, disse que a campanha foi realizada em todos hospitais dos 11 municípios, incluindo no Hospital Central do Huambo, por ser a maior unidade sanitária da região, com um total de 800 camas.
Paralelamente, disse que a organização está apostada no reforço das campanhas de sensibilização para o cumprimento das medidas de biossegurança de prevenção e combate à Covid-19, com a criação de 11 brigadas.
Com uma extensão territorial de 35.270 quilómetros quadrados e uma densidade populacional estimada em dois milhões, 557 mil e oito habitantes, o Sistema de Saúde da província do Huambo dispõe de 249 unidades sanitárias, das quais dois de âmbito provincial, 11 municipal e um universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI).
O seu funcionamento é assegurado por 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.