Luanda- Um Posto de Saúde, avaliado em 23 milhões de kwanzas, foi inaugurado hoje, segunda-feira, no bairro do Camama II, distrito do Cabolombo, município de Belas, em Luanda.
O Posto de Saúde, construido no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, tem a capacidade para atender diariamente mais de 50 pacientes nas especialidades de medicina, pediatria, consulta pré-natal e conta com um Laboratório, sala de observação, consultório e farmácia.
O presidente da comissão de moradores do Calemba II, Ananias Afonso, disse à ANGOP que há muito tempo a população clamava por um posto de saúde na localidade, porque os moradores da comunidade percorriam longa distância em busca de assistência médica e medicamentosa.
Por sua vez, o administrador municipal Miguel de Almeida, que procedeu a inauguração do empreendimento, considerou o posto como um investimento de extrema importância para a comunidade, porque vai minimizar alguns problemas de saúde dos habitantes.
Pediu aos beneficiários para conservarem o Posto de Saúde que vai prestar serviços aos moradores numa altura em que muitos bairros do municipio clamam por este bem público.
Já a responsável municipal da saúde, Isabel Massocolo, apontou a malária, dengue, chicungunha e doenças diarreicas e respiratórias como as doenças mais frequentes que acometem mulheres, idosos e criancas.
Segundo a médica, o abastecimento de medicamentos será gratuito, na unidade que conta com quatro enfermeiros e vai funcionar das 8 às 16 horas de segunda a sexta-feira.
Fez saber que um médico de medicina geral deverá consultar três vezes por semana.
O bairro conta com cinco mil habitantes que exercem maioritariamente actividade agricola e pequenos negócios.
O município de Belas tem 12 centros e postos de saúde, mas não tem nenhum hospital municipal.