Mbanza Kongo – Um centro médico que passará atender também cidadãos detentores de cartões de seguro de saúde foi inaugurado esta quarta-feira, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Trata-se do centro médico do grupo empresarial Mejac, que vai prestar serviços hospitalares nas áreas de consultas de clínica geral, especialidades e pré-natal, farmácia, exames laboratoriais e análises clínicas, de medicina do trabalho e saúde ocupacional.
O director geral da referida unidade sanitária, José Nkai, afirmou no acto de abertura, que o grupo Mejac afirma-se como parceiro do Governo local na busca de soluções viáveis para assistência médica e medicamentosa à população da região.
Localizado no bairro Sagrada Esperança, a reabilitação e apetrechamento do referido centro médico orçou em 398 milhões, 734 mil e 540 kwanzas.
Com a entrada em funcionamento da aludida unidade sanitária que proporcionou 27 postos de trabalho entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativos, muitos utentes com cartões de seguro de saúde deixam de recorrer ao município do Soyo (Zaire) ou à capital do país, Luanda.
O corte da fita coube ao secretário do Governo Provincial do Zaire, João dos Anjos Saldanha, que, na ocasião, encorajou os mentores do projecto e pediu que a iniciativa seja replicada em outras localidades da região.
Exortou os profissionais colocados neste centro médico para um atendimento humanizado aos pacientes que procurarem os seus serviços.
Este é o segundo centro médico do grupo Mejac a ser inaugurado na província do Zaire. O primeiro foi aberto em 2020, na cidade do Soyo.
Além do Zaire, o grupo empresarial Mejac tem também centros médicos nas províncias de Luanda e Malanje. Brevemente vai abrir unidades sanitárias em Cabinda e Huambo. DA/JL