Huambo - A Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) ofereceu, esta sexta-feira, no Huambo, vários serviços médicos e medicamentos gratuitos à população, durante uma feira de Saúde, promovida em alusão aos 143 anos desta denominação religiosa.
Decorrida no pátio do Pastorado Sede Missão Académico, no interior da cidade do Huambo, foram colocados à disposição serviços estomatologia, medicina, dermatologia, pediatria, análises clínicas, ortopedia, cirurgia e farmacêuticos, com a distribuição gratuita de fármacos.
Durante a feira, a IECA, em parceria com as autoridades sanitária, realizou o rastreio do cancêr da mama, exames de glicemia, malária e de hipertensão arterial, para além de ter colocado à disposição dos visitantes serviços de aconselhamento e testagem do VIH/Sida e de vacinação de rotina.
Entre os serviços, destaca-se, também, o de nutrição, com especialistas de várias unidades sanitárias, com realce para os hospitais Gerais do Huambo e do municipal, que apresentaram soluções para a utilização de produtos locais, na perspectiva da melhoria da dieta alimentar da população, sobretudo, as crianças.
A feira contou 35 médicos, 60 enfermeiros e 13 técnicos de diagnóstico e terapêutico, que voluntariamente atenderam os visitantes, que também foram sensibilizados sobre as medidas de prevenção da malária e da meningite.
Na ocasião, o secretário da IECA na província do Huambo, reverendo Gilberto Jamba Dundumba, disse que o evento serviu para contribuir na redução dos casos de malária, hipertensão arterial e outras doenças, para além de disponibilizar vacinas de rotinas para menores de cinco anos de idade, da Covid-19, contra o tétano e outras.
Lembrou que, desde os primórdios, a igreja trabalhou na edificação de uma sociedade justa, fundamenta em princípios morais e bíblicos para permitir o melhoramento das relações familiares e das comunidades.
Por isso, disse que a feira da saúde é uma acção de alargamento da tenda do de Deus, através de actos de filantropia aos mais necessitados, o encorajamento ao respeito e a preservação dos valores patrióticos, como a solidariedade, o voluntarismo e a preservação do ambiente.
Por sua vez, o administrador do município do Huambo, Azevedo Manuel Cambiambia, enalteceu o papel da igreja na promoção da responsabilidade social, assim como a humanização das comunidades num processo construído em conjunto com as autoridades locais, na perspectiva do bem-estar da população nas comunidades.
Fundada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, a igreja conta, nesta província, com cinco sínodos locais: Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo.
Foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos. LT/ALH