Mbanza Kongo – Sessenta pacientes com cataratas serão operados no Centro Oftalmológico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, província do Zaire, de 28 de Março a 3 de Abril do corrente ano.
Esta instituição sanitária já realiza este tipo de cirurgias desde 2009, em Mbanza Kongo, tendo sido já operados mais de dois mil pacientes, no âmbito de um Programa de Luta Contra a Cegueira no Norte de Angola.
Em declarações hoje à ANGOP, o secretário administrativo do referido centro médico, Álvaro Samuel António, informou que uma média diária de 15 pacientes será atendida, durante os sete dias da campanha.
Explicou que uma equipa de sete técnicos, três dos quais médicos especialistas, proveniente de Luanda e Benguela, vão assegurar às operações às cataratas em pacientes do Zaire, Luanda e Uíge, inscritos para esta fase.
“Os beneficiários vão comparticipar com um valor máximo de 65 mil kwanzas”, referiu.
Sobre a doença, o interlocutor explicou que existem dois principais tipos de cataratas, nomeadamente traumáticas e congénitas, em crianças e adultos, cujo tratamento passa necessariamente por intervenções cirúrgicas.
“As cirurgias são feitas no quadro de um projecto de luta contra a cegueira, desenvolvido pela direcção da IEBA na região, em colaboração com outras instituições de solidariedade evangélica”, sublinhou. DMN/PMV/JL