Huambo – O Programa Alargado de Vacinação, no município do Huambo, regista uma rotura de stock de vacinas, há mais de três meses, para imunização de rotina dos menores de cinco anos, apurou a Angop, esta quinta-feira.
Trata-se de escassez de vacinas da BCG (contra tuberculose), Pneumo-13 (contra pneumonias) e Pentavalente, para a protecção contra as hepatites A e B, coqueluche, poliomielite e outras doenças.
Conforme o director da Saúde no município do Huambo, Miguel Balanca, a municipalidade conta com postos fixos e móveis de vacinação e de rotiia, instalados nas 62 unidades sanitárias existentes.
Actualmente, disse, os postos estão apenas a ministrar vacinas contra o sarampo, febre-amarela e vitamina “A e B”, com um stock bastante reduzido, para dar resposta à demanda de vacinação de rotina.
Face à situação, o responsável tranquilizou os pais e encarregados de educação, salientando tratar-se de uma situação do domínio do Ministério da Saúde, que tem a responsabilidade de adquiri-las e distribuir para todo país.