Huambo – Onze unidades sanitárias, sendo cinco centros e seis postos de saúde, foram construídas, nos últimos cincos, na província do Huambo, no quadro da municipalização e aproximação dos serviços médicos/medicamentosos junto à população.
Segundo as declarações prestadas, esta terça-feira, à ANGOP, pelo director do Gabinete local de Saúde, Lucas António Nhamba, com esta cifra a província do Huambo passa a contar com 259 unidades hospitalares, contra as 248 que dispunha até 2017.
Ao longo deste período, disse, foram ainda implementados 19 laboratórios de análises clínicas, totalizando 42 em funcionamentos em vários hospitais desta região do Planalto Central.
O responsável destacou o apetrecho do laboratório de análises clínicas dos serviços de hemodiálise do Hospital Geral do Huambo, para além de reforço permanente de fármacos e outros equipamentos.
Lucas António Nhamba disse que os hospitais municipais beneficiaram, entre 2017 e 2022, de áreas específicas para o diagnóstico e tratamento de casos de tuberculose, para além de centros de testagem e aconselhamento de VIH e da implementação do corte de prevenção vertical, que visa eliminar a transmissão do vírus da SIDA de mães para filhos, no âmbito da campanha Nascer Livre para Brilhar, numa iniciativa da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
O responsável acrescentou que, em termos de recursos humanos, o sector passou a contar com sete mil 363 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutico, administrativos e auxiliares, quando em 2017 o número era de quatro 807 funcionários.
Nos últimos cinco anos, segundo o responsável, o número de médicos passou de 134 para 392, como resultado dos vários concursos públicos de ingresso, que permitiram a inserção de 258 novos profissionais médicos no Sistema Nacional de Saúde.
Localizada no Planalto Central de Angola, tem uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.