Menongue – Pelo menos 95 crianças morreram vítimas de malária, de Janeiro a Junho do corrente ano, no Hospital Pediátrico de Menongue, província do Cuando Cubango, menos 124 óbitos em relação a igual período de 2022.
Em declarações, esta terça-feira, à ANGOP, o responsável do sector de estatística do Hospital Pediátrico de Menongue, Eurico Ulombe Sawali, referiu que as mortes são resultado de oito mil e 616 casos da doença diagnosticados na unidade sanitária durante o período em referência.
De acordo com o responsável, a redução do número de mortes por malária deve-se ao reforço das campanhas de sensibilização sobre a prevenção da doença, eliminação de charcos de águas e de focos de lixo ao redor das residências.
Informou que, durante o primeiro semestre deste ano, o hospital realizou 29 mil e 67 consultas diversas, que resultaram no internamento de 10 mil e 457 menores.
Deste número, disse, cinco mil e 311 são casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA), menos 1.065 em relação a igual período anterior, e cinco mil e 922 de Doenças Respiratórias Agudas (DRA) (contra mil casos registados em 2022).
O Hospital Pediátrico de Menongue registou ainda 130 casos de malnutrição e 16 de HIV/SIDA.
Na ocasião, o responsável apelou aos encarregados de educação no sentido de agasalharem as crianças nesta época de cacimbo, de modo a reduzir os casos de doenças respiratórias devido às baixas temperaturas que a província regista nos últimos dias.LMZ/ALK/JSV