Chongoroi - O Hospital Municipal do Chongoroi, província de Benguela, construído de raiz e com capacidade para oitenta camas, entrou em funções esta sexta-feira, soube a ANGOP.
Segundo o director provincial da Saúde, António Cabinda, a referida unidade contempla os serviços de urgência, zonas de internamento para medicina, cirurgia e pediatria.
O hospital tem ainda um bloco operatório e espaços de apoio como a morgue, lavandaria, refeitório e um bloco administrativo.
Em relação ao corpo clínico, estão disponíveis nove médicos e 130 enfermeiros, parte deles vindos das antigas estruturas.
"Contamos também com algum reforço, nomeadamente um médico genico-obstetra, por causa do bloco operatório, e um urologista", realçou.
Em termos de benefícios, considerou de "grande mais-valia", na medida em que, anteriormente, o sector de Saúde na circunscrição era deficiente.
"Estavam em falta vários serviços e os doentes em estado grave eram transferidos, algumas vezes a noite, para os hospitais do Cubal e de Benguela", esclareceu.
Por sua vez, o administrador local, Ernesto Pinto, questionado a propósito, mostrou-se regozijado, afirmando que o hospital vai dar a resposta necessária aos anseios da população.
"O hospital está localizado à beira da estrada nacional EN105, onde tem havido muitos acidentes, logo, o atendimento será imediato, sem necessidade de se transferir as vítimas para outras unidades hospitalares", opinou com satisfação.
O HMC foi construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), num prazo de quatro meses, e custou cento e nove milhões, 793 mil e 120 Kwanzas.
Em reacção, os munícipes do Chongoroi manifestaram a sua satisfação, fazendo-se representar em massa no acto inaugural, a cargo do Governador Luís Nunes.
O municipio do Chongoroi tem uma extensão territorial de seis mil, 151 quilómetros quadrados e uma população estimada em 114 mil habitantes, de acordo com dados da Administração local.