Humpata – O hospital da Humpata foi, nesta quinta-feira, reforçado com 10 mil mililitros de sangue doado por Agentes de Desenvolvimento Comunitários e Sanitários do Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) da Huíla e do Cunene que estão em formação naquele município.
A actividade enquadra-se nas comemorações dos 30 anos de existência do FAS a assinalarem-se em Outubro e visa, sobretudo, ajudar a reduzir a carência de sangue naquela unidade sanitária.
Falando à imprensa, o assistente do FAS na Huíla, Feliciano Tchenda, afirmou que essa acção filantrópica vai munir a área de hemoterapia com bolsas de sangue e com reservas para os próximos dias, prometendo mobilizar outros activistas para a missão.
Por sua vez, a responsável do centro de hemoterapia do hospital municipal da Humpata, Carolina Muanda, agradeceu a iniciativa feita pelos ADECOS e sublinhou que a medida vai, sem sombras de dúvidas minimizar as dificuldades vigentes nesse segmento.
O município da Humpata, com uma superfície territorial de mil e 261,25 quilómetros quadrados e uma população estimada em 120 mil 772 habitantes, detém 20 unidades sanitárias instaladas nas comunas da Bata-Bata, Neves, Caholo, Palanca e na sede municipal. JT/MS