Caxito – Uma campanha gratuito de rastreio do cancro da mama está a decorrer desde o dia 16 até o final do mês, no Hospital Geral do Bengo "Guilherme Pereira Inglês", no âmbito do "Outubro Rosa”.
Sob o lema "Mantenha-se informada e aja para prevenir”, a campanha visa incentivar as mulheres a realizarem exames regulares do cancro da mama para prevenir a doença.
Em declarações à imprensa, o director-geral do hospital "Guilherme Pereira Inglês", Geovani Malenga, fez saber que estão eleitas para essa campanha todas as mulheres maiores de 45 anos e todas aquelas que tenham um histórico familiar de cancro da mama.
Informou que estas mulheres passam por uma triagem onde é avaliado o aspecto da mama, se há uma retracção, alguma área diferente da outra, se há alguma secreção e depois disso serão eleitas para fazer a mamografia.
Geovani Malenga ressaltou que o cancro da mama não acomete apenas as mulheres, mas também os homens porque também possuem a glândula mamária, sobretudo aqueles com histórico familiar.
Actualmente, o Hospital Geral do Bengo "Guilherme Pereira Inglês" está a receber pacientes do Bengo, Luanda e outros pontos do país.
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, criada na década de 1990. Tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da mama, visa a celebração do 30 de Outubro, Dia Mundial de Luta contra o Cancro da Mama. MD/CJ/PA