Saurimo - A falta de películas no Hospital Geral da Lunda Sul, nos últimos três meses, está a dificultar no atendimento condigno dos pacientes, afirmou hoje, segunda-feira, o director da referida unidade sanitária, Isaac Tchozo.
O responsável falava à imprensa por ocasião do dia Mundial do Médico Radiologista, sublinhando que, para alguns pacientes internos, as películas são imprimidas com o stock existente, enquanto para os externos são aconselhados a obterem as imagens através do telefone.
Diariamente são atendidas 70 a 100 pacientes na área de radiologia, por este facto, urge a necessidade de se adquirir as películas em maior quantidade, para solucionar o problema.
Isaac Tchozo sublinhou que estão a envidar esforços para que brevemente o material chegue a província, para atender, fundamentalmente, a área de ortopedia.
Com a capacidade para 150 camas, a unidade sanitária presta serviços em várias especialidades, entre as quais pediatria, obstetrícia, estomatologia, nutrição, hemoterapia, ginecologia, cirurgia, ortopedia, entre outros serviços.
Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prémio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o "Raio-X".