Uíge - O Hospital Geral do Uíge (HGU), com uma média diária de 25 transfusões, beneficiou, na sexta-feira, de 12 balões de sangue.
Trata-se de uma doação dos funcionários do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), no quadro do programa das comemorações do 42º aniversário desta instituição de desminagem.
Em declarações à ANGOP, a chefe adjunta da Hemoterapia do HGU, Sónia Afonso, disse ser pouco, mas vai reforçar o stok existente na unidade sanitária.
“Estou alegre por esse gesto, porque o hospital precisa muito de sangue para responder a demanda”, referiu.
Dados disponíveis indicam que ao longo dos primeiros três meses do ano foram feitas mais de 500 transfusões de sangue na Hemoterapia da Maternidade e na do atendimento geral, sendo os grupos sanguíneos Ab e Rh negativo os mais procurados.
Apontou a malária, acidentes de viação, peritonite e hemorragia digestiva como as principais patologias que levam os pacientes a necessitarem de transfusão de sangue com urgência.
Em função dessa necessidade, aconselhou as instituições públicas, privadas, grupos religiosos, organizações políticas e pessoas singular para se solidarizarem com a acrência de sangue, uma medida que visa salvar vidas humanas.
O acto solidário da inivciativa do INAD contou com a participação de 28 funcionários, mas apenas 12 doaram sangue sendo que os demais sensibilizaram a população sobre os cuidados a ter com objectos estranhos, para evitar acidentes com mina.