Caála – Oitenta bolsas de sangue foram doadas, esta sexta-feira, à hemoterapia do hospital municipal da Caála, província do Huambo, pelos membros da Brigada Joves Solidários, para reforçar o stock do líquido nessa unidade, soube a ANGOP.
Trata-se do primeiro gesto realizado, este ano, por esta organização juvenil que mobilizou 80 jovens de ambos os sexos, em resposta aos constantes apelos da maior unidade sanitária da municipalidade que tem registado rupturas de stock.
A propósito, o director clínico do hospital municipal da Caála, Romeu Chipala, valorizou, em declarações à ANGOP, o gesto da Brigada Jovens Solidários, numa altura em que a instituição necessita de 50 litros/dia, para dar respostas aos casos de emergência de hemotransfusões, principalmente para crianças com problemas de malária e anemia severa.
Nesta altura, conforme o responsável, estão internadas 180 crianças com patologias diversas, com realce para a malária que, em média diária, mata dois a três menores.
Face à situação, Romeu Chipala disse ser necessário que outras instituições sigam o mesmo exemplo, para ajudar a reforçar o stock de sangue.
Já o coordenador das actividades da Brigada Jovens Solidários da província do Huambo, Amílcar Jojolo, disse que a campanha de doação foi promovida para atender ao grito de socorro das autoridades sanitárias locais.
O hospital municipal da Caála, criado em 1970, presta serviços em várias especialidades, entre as quais pediatria, obstetrícia, estomatologia, nutrição, hemoterapia, ginecologia, cirurgia, saúde mental, oftalmologia, ortopedia, cirurgia e otorrinolaringologia.
A Brigada Jovens Solidários é uma organização filantrópica, criada em 2012, em Luanda, mas com dimensão nacional e congrega perto de nove mil doadores de sangue.