Viana - A hipertensão e a malária lideraram os casos de doenças registados durante a Feira Comunitária de Saúde, que decorreu até este fim-de-semana, no distrito da Estalagem, município de Viana.
Segundo a chefe da seccção municipal de Saúde, Pulquéria Marta, a actividade, aberta quarta-feira, atendeu mais de de 10 mil pacientes.
Referiu que foram realizadas três transferências para o Hospital do Capalanga, salientando que as consultas de oftalmologia e estomatologia são as mais concorridas devido a baixa cobertura destes serviços nas unidades sanitárias.
Garantiu que todas as consultas, exames e os medicamentos foram gratuitas.
A Feira Comunitária, que contou com o envolvimento de 250 técnicos de saúde angolanos e 11 norte-americanos, ofereceu consultas gratuitas de clínica geral, pediatria, ginecologia, psicologia, fisioterapia, vacinação, ginecologia, pré-natal, saúde mental e bucal, nutrição, VIH, puericultura, tuberculose, oftalmologia e estomatologia.
A mesma decorreu no campo da FAPA, localizado na rua da Moagem, bairro do KM12, distrito urbano da Estalagem, das 9h00 às 16h00 e visou aumentar os níveis de cobertura dos serviços de saúde no município de Viana.
A actividade é uma promoção do Ministério da Saúde em parceria com o Consulado Geral de Houston, Estados Unidos da América.HDC/ART