Saurimo - Vinte e três bolsas de sangue foram doadas esta sexta-feira , à hemoterapia do Hospital Geral da Lunda-Sul, numa iniciativa da Brigada Jovens Solidários (BJS), no âmbito das comemorações dos 12° aniversário da organização.
Segundo o secretário executivo adjunto da BJS na Lunda-Sul, Graça Carlos, para o êxito da campanha, foram mobilizados 150 jovens, dos quais 23 estavam aptos para a doação.
Realçou que a doação visou minimizar a carência de sangue no hospital.
Por seu turno, o chefe de secção da hemoterapia do Hospital Geral da Lunda Sul, Joaquim Messeno, enalteceu a iniciativa apelando outras organizações a seguirem o mesmo exemplo, de modo a acudir a carência de sangue que se tem registado na unidade sanitária.
Com capacidade de internar 150 pacientes, o Hospital Geral da Lunda-Sul, inaugurado em 2020, pelo Presidente da República, João Lourenço, dispõe de serviços de medicina geral, cirurgia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, imagiologia (TAC, RX e ecografia), fisioterapia, estomatologia, oftalmologia, urologia e de electrocardiograma.
Comporta três laboratórios, igual número de blocos operatórios, cinco unidades de cuidados intensivos, seis salas de urgência, morgue, sala de conferências ,um parque de estacionamento para 24 viaturas, entre outros compartimentos.EM/JW/HD