Cunene- Cinquenta unidades de 400 mililitros de sangue foram doadas hoje, sexta-feira, à Hemoterapia do Hospital Geral de Ondjiva, numa iniciativa do Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, em parceria com a Brigada de Jovens Solidários no Cunene.
O gesto visou reforçar o stock do centro de hemoterapia da região, que nos últimos dias se debate com a carência de sangue.
Em declaração à Angop, o director do Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Cunene, Marcelino dos Santos, disse que o acto de doação de sangue enquadra-se nas jornadas “ Abril Jovem”.
Para tal, referiu que foram mobilizados 100 doadores, com destaque para os membros da Brigada de Jovens Solidários e congregações religiosas.
Por seu turno, a chefe da Hemoterapia do Hospital de Ondjiva, Emília Vasconcelos, agradeceu o gesto dos jovens, tendo referido que a instituição enfrenta carência de sangue para atender a demanda.
Emília Vasconcelos afirmou que, antes da doação, o stock de sangue era zero, sendo que as transfusões eram realizadas com recurso aos familiares dos doentes.
Por este motivo, pediu às organizações sociais a doar este líquido, para ajudar a salvar vidas dos doentes com anemia, parturientes, vítimas de acidentes, que são os maiores casos que a instituição recebe a precisar de sangue, num total de 10 casos/dia.
Com uma capacidade de armazenamento de 300 bolsas, a hemoterapia tem cadastrados cerca de 100 doadores voluntários, considerados insuficientes.
Durante o ano de 2020, foram realizadas 964 colheitas de doação de sangue, menos 157 em relação a 2019, assim como mil e 110 transfusões, menos 291 em comparação com o período anterior.
A província do Cunene conta com duas hemoterapias, sendo uma em Ondjiva e outra no Hospital do Chiulo, município de Ombadja, para atender as 146 unidades sanitárias, entre as quais 41 centros de saúde, sete hospitais e 98 postos de saúde.