Cuito - A governadora em exercício do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, reafirmou hoje, na cidade do Cuito, o interesse do Executivo em continuar a investir cada vez mais no sector da saúde, oferendo à população mais unidades sanitárias devidamente equipadas.
Falando na cerimónia que marcou do Dia do Trabalhador da Saúde, que hoje, segunda-feira, se assinala, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo referiu igualmente numa aposta na formação de quadros por especialidades, bem como a disponibilização de recursos financeiros.
A governante reafirmou a vontade do governo do Bié continuar a trabalhar para garantir uma assistência médica e medicamentosa mais eficaz, para se reduzir ao máximo as mortes intra-hospitalares.
“A ideia visa prolongar cada vez mais a vida dos angolanos, por isso, quer médicos, enfermeiros, maqueiros quer vigilantes devem estar revestidos com o sentimento de amor ao próximo, no qual resultará num tratamento humanizado que se deseja", realçou.
Por seu turno, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Bié, Herculano Nguedangolo, disse que estes profissionais aguardam pela actualização e promoções de categorias, tempo de serviço, horas acrescidas e o subsídio de periferia.
Mesmo assim, o sindicalista reconheceu a entrega e comprometimento de todos profissionais de saúde com a nobre causa de salvar vidas, que, sem olhar pelos meios, dão o seu melhor.
Com aproximadamente dois milhões de habitantes, a província do Bié controla 190 instituições sanitárias, com total de quatro mil 749 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutico e pessoal de apoio hospitalar.LB/PLB