Dundo – A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou esta quarta-feira, rigor, profissionalismo e um atendimento mais humanizado aos utentes das unidades sanitárias, para que o sector da Saúde se torne cada vez mais resiliente e funcional na região.
A governadora fez este apelo durante a cerimónia de entrega de guias de colocação dos 221 novos profissionais da saúde, admitidos no concurso público realizado em 2022, sublinhando que a humanização dos serviços nas unidades sanitárias deve ser um compromisso incondicional dos técnicos.
Trata-se de 25 médicos, 115 enfermeiros, 64 técnicos de diagnóstico e terapeuta, dez técnicos superiores de segunda classe, nove vigilantes, oito secretários clínicos, seis maqueiros e quatro motoristas.
“Como profissionais da saúde, devem ser sensíveis e ter empatia , pautar pela paciência, discrição, empatia, respeito, boa comunicação, flexibilidade e evitar fazer diagnóstico em áreas que não dominam para evitar dissabores”, recomendou.
Reiterou que o governo vai continuar a trabalhar para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, através da construção de unidades sanitárias devidamente equipadas.
Por outro lado, incentivou os novos profissionais no sentido de continuarem a apostar na superação académica e na investigação científica, tendo em conta a evolução do sistema mundial da saúde.
A Lunda Norte tem uma rede sanitária composta por cinco hospitais de nível provincial, seis municipais, 80 postos de saúde e 13 centros médicos, assegurados por 115 médicos em várias especialidades. JVL/HD