Catete - O governador provincial do Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, garantiu esta quarta-feira, a reabilitação do Hospital Municipal de Catete, por se encontrar em mau estado de conservação.
Segundo o governante, face ao estado técnico em que se encontra a infraestrutura, construida na era colonial, as obras para a sua reabilitação deverão começar nos próximos dias, visando melhorar o tecto, a pintura e a iluminação.
Esta promessa foi deixada no final da visita de trabalho que efectuou em várias unidades sanitárias da província, com o objectivo de se inteirar do estado de conservação, funcionamento e capacidade de respostas à demanda.
O Hospital Municipal de Catete conta com 13 médicos, 102 enfermeiros e 75 camas, no entanto, carece de pelo menos mais 30 médicos de diversas especialidades.
Em jeito de balanço da sua jornada de campo, o responsável disse ser imperioso que todas unidades sanitárias tenham água corrente sem interrupções no seu fornecimento.
Por outro lado, revelou que no mercado do KM30 está a ser preparado um espaço de 40 hectares, para a construir escola, posto de saúde e um parque de diversão.
Auzílio Jacob radiografou ainda, o Centro Materno Infantil, Leprosaria da Funda, Hospital Geral Heróis de Kifangondo e os bairros Cativa e Mayombe.
A nova província do Icolo e Bengo, saída da divisão Política e Administrativa de Angola, tem como sede a vila de Catete e conta com sete municípios. CLAU/AJQ