Luanda - A Feira Provincial da Saúde aberta, nesta quarta-feira, no município de Belas, em Luanda, com o objectivo de levar os serviços de saúde mais próximos das comunidades, prevê atender mais de seis mil pessoas do bairro Mundial.
A Feira de Saúde, com duração de dois dias, tem também como objectivo prevenir várias doenças, distribuir medicamentos e realizar campanhas de vacinação e palestras.
O coordenador da actividade, Elisio Luxindo, disse à ANGOP que para a actividade foram mobilizados 140 técnicos, entre médicos, analistas, enfermeiros e pessoal de apoio.
A directora da Saúde no município de Belas, Isabel Massocolo, congratulou-se com o facto do Gabinete provincial ter escolhido o Bairro Mundial para albergar a primeira edição da feira a nível de Luanda, apelando os munícipes a comparecerem no local para efectuar as consultas.
Maria Jorge, munícipe local, considerou que iniciativas do género devem ter o apoio de todos, visto que não existem na zona serviços públicos de saúde e os moradores precisam de percorrer longa distância a procura de um posto médico.
O morador João de Carvalho pediu que este tipo de feiras sejam extensivas aos demais bairros de Luanda, no sentido de permitir que mais famílias possam levar os seus filhos as consultas, sejam vacinados, tenham mais conhecimentos sobre nutrição e cuidados primários de saúde.
Na feira, com atendimento gratuito, estão a ser oferecidos serviços de medicina geral, pediatria, planeamento familiar, vacinação, rastreio nutricional, realização de palestras educativas sobre os cuidados primários de saúde, demonstração da lavagem das mãos, e distribuição de folhetos com mensagens sobre a prevenção de diversas doenças.