Huambo – Cidadãos de vários pontos do município do Huambo estão a beneficiar, esta sexta-feira, de consultas médicas/medicamentos, numa feira promovida pela Administração local, no âmbito do 112º aniversário da cidade, que se assinala 21 deste mês.
A decorre no pátio do pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, o evento sanitário, com término previsto para hoje e com uma previsão de atender gratuitamente dois mil munícipes, visa, acima de tudo, levar os serviços de saúde mais próximos da população.
Trata-se dos serviços de urologia, estomatologia e maxo-lofacial, medicina, pediatria, oftalmologia, dermatologia, obstetrícia-ginecologia, programa alargado de vacinação, consultas pré-natais, laboratório e farmácia, que inclui a distribuição gratuita de medicamentos.
Ao discursar na abertura da feira, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Avelino Elavoco, disse tratar-se de um evento bastante importante, por servir de veículo para a promoção da saúde nas comunidades.
Disse que o Governo entende que é preciso enveredar esforços para elevar, cada vez mais, os serviços sanitários junto à população, com a construção de mais unidades hospitalares, entre postos, centros de saúde, hospitais municipais e de terceiro nível.
Acrescentou que um outro objectivo da feira está relacionado com a prevenção da saúde nas comunidades.
Por sua vez, o administrador do município do Huambo, Azevedo Cambiambia, disse que consultas estão a ser asseguradas profissionais de 50 unidade sanitárias, entre públicas e parceiros da direcção local da Saúde, entre clínicas, colégios politécnicos de saúde, depósitos de medicamentos e farmácias.
Referiu que eventos do género foram realizados em zonas recônditas do município do Huambo, principalmente, nas comunas da Calima e da Chipipa, pelo facto de as autoridades locais entenderem que o desenvolvimento social e económico se com pessoas saudáveis.
O sector da saúde do município do Huambo, com uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, dispõe de 61 unidades sanitárias, das quais um hospital municipal, 17 centros de saúde e 42 postos médicos.
Considerada, no passado, por Cidade Vida de Angola, a sede da província do Huambo foi fundada a 21 de Setembro de 1912, pelo então governador-geral de Angola, general e político português José Mendes Ribeiro Norton de Matos.
O nome da urbe se deve ao exímio caçador Wambo Kalunga, que oriundo da região do Waku Kungo (Cuanza Sul), foi instalar-se, no século XV, no território da Caála, nesta província, nas zonas do Ussombo, Makolo e Kondombe.
O município do Huambo, um dos 11 da província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 872 mil 901 habitantes, distribuídos em três comunas (Calim, Chipipa e Sede). ALH