Cunhinga – Três postos de saúde encerraram no município do Cunhinga, província do Bié, por falta de enfermeiros, situação que provoca constrangimentos na assistência médica e medicamentosa à população.
As unidades sanitárias, que deixaram de funcionar desde Junho do ano corrente, situam-se nas localidades da Chissala, nos arredores da sede municipal, Chingoti e do Cuquema, na comuna do Belo Horizonte.
Em declarações hoje à ANGOP, o director municipal da Saúde no Cunhinga, Isidoro Ngola, informou que os postos funcionavam com 80 trabalhadores em regime de contratados, mas, por insuficiência de recursos, a administração viu-se obrigada a rescindir os contratos.
O responsável adiantou que a remuneração dos enfermeiros era proveniente das quotas atribuídas às unidades sanitárias, valor este que sofreu cortes nos últimos tempos, devido à crise financeira do país.
Para minimizar a situação, o director da Saúde disse que o sector tem efectuado, semanalmente, consultas comunitárias, com de equipas da saúde pública.
Entretanto, a administração municipal já fez contactos com o Governo da Província, no sentido de inserir os referidos enfermeiros no próximo concurso público do sector, a nível local.
Neste momento, o Cunhinga viu reduzidas as instituições sanitárias de 17 para 14, sendo dois hospitais, um municipal e outro missionário, três centros e nove postos de saúde.
O sector controla 172 funcionários, entre enfermeiros e administrativos, necessitando de cerca de mais 100 novos profissionais, para acudir a actual situação.
As doenças mais frequentes na região são a malária, doenças respiratórias, diarreicas agudas, má nutrição, tuberculose, de transmissão sexual, entre outras.
O município do Cunhinga tem uma extensão territorial de mil 509 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 89 mil 526 habitantes.
Já no ano passado, outros cinco postos saúde foram encerrados no município do Chinguar, devido a falta de enfermeiros.
As unidades encerradas situam-se nas localidades Lomene (sede municipal), Vihele (comuna do Cutato), Chiluco, Cassengue e Canhanga, na comuna de Cangoti.