Huambo – Médicos especialistas, enfermeiros e analistas clínicos debatem desde hoje, quinta-feira, os desafios e a estratégia na gestão de equipas de saúde, durante as XII Jornadas Científicas-Estudantis da Faculdade de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos.
O evento, que conta, igualmente, com a participação de estudantes de Medicina, Enfermagem Geral e Análises Clínicas, para além de profissionais de diversas unidades sanitárias locais, decorre sob o lema “O trabalho multi e interdisciplinar como fundamento para a melhoria da saúde em Angola".
Com término previsto para sexta-feira, estão em debate matérias ligadas às equipas inter e multidisciplinares na perspectiva do analista clínico, do médico e da enfermagem, assim como o impacto da dor crónica na qualidade de vida do indivíduo.
Na ocasião, a vice-presidente para os Assuntos Científicos da Faculdade de Medicina do Huambo, Lídia Sebastião Nunes, disse que, nos tempos modernos, a investigação científica desempenha um papel importante para a formação de médicos com qualidade e na melhoria da saúde em Angola.
Referiu que os trabalhos científicos, enquanto resultados de pesquisas e publicações dos docentes e estudantes, constituem uma via complementar e de exigência, que deve ser adotado pelos profissionais, na resolução dos problemas laborais do dia-a-dia.
Por seu turno, o presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Medicina do Huambo, Abel Tchissingui, defendeu a necessidade de se seleccionar, sempre, os melhores estudantes para o estudo da medicina, com uma boa qualidade intelectual académica, moral e cívica, bem como uma sensibilidade humana aceitável.
Disse que as XII Jornadas Científicas-Estudantis da Faculdade de Medicina do Huambo vão despertar o gosto pela investigação científica entre os estudantes, de modo que seja um hábito diário, enquanto futuros profissionais de saúde.
A Faculdade de Medicina do Huambo, localizada no bairro Cambiote, periferia da cidade do Huambo, matriculou no presente ano lectivo (2023-2024) 416 estudantes. ZZN/ALH