Ramiros - A especialista em saúde mental, Rosalina Silva, apelou, sexta-feira, às famílias a estarem sempre atentas aos sinais apresentados por determinadas pessoas para a tentativa de suicídio.
Ao falar numa palestra sob tema "Consciencialização e Preservação do Suicídio ", a médica apontou o isolamento, a abstenção na escola e em outras actividades diárias( desportivas e culturais) como alguns dos sinais a ter em atenção .
Enfatizou como causas para esta tendência, os problemas sociais ( baixa renda das famílias e falta de emprego) e para os mais jovens o buling (estigma) como principal factor.
A palestrante informou que no ano passado (2023), o Hospital Psiquiátrico de Luanda deu entrada a 364 pacientes que tentaram tirar a sua vida, por vários motivos, sendo que os casos variam em pessoas com as idades compreendidas dos 14 a 28 anos.
Organizada pela Direcção do partido MPLA no município de Belas , a actividade decorreu no ISCED-Kilamba e contou com a presença de mais de 500 alunos do Distrito Urbano do Kilamba. AKA/SEC