Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Enfermeiros têm respondido às necessidades da população - Secretário de Estado

     Saúde              
  • Bié • Quinta, 12 Maio de 2022 | 19h04
Enfermeiros
Enfermeiros
Frederico Herculano-Angop

Cuito - Os profissionais de saúde têm respondido às necessidades da população, com profundo respeito, dignidade, contribuindo assim para melhoria da prestação dos serviços nos diversos níveis, considerou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, o secretário de Estado para Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocência.

Falando durante o acto nacional do Dia Internacional do Enfermeiro (12 de Maio), Leonardo Inocêncio reconheceu as inúmeras dificuldades que os profissionais enfrentam nos hospitais e que ainda não estão ultrapassadas, mas ainda assim tê correspondido com as exigências.

Disse ser preocupação do Executivo o reforço a nível de recursos humanos, tendo exemplificado que foram realizados vários concursos públicos de 2018 a 2019, em que foram admitidos 33 mil e 93 profissionais, destes 21 mil 152 são enfermeiros, perfazendo 64 por cento dos profissionais ingressados.

A cifra, segundo o responsável, permitiu aumentar a capacidade de resposta, aproximar os serviços aos cidadãos, aliviar a carga de trabalho aos profissionais existentes e melhorar cada vez mais a humanização dos cuidados de saúde no país.

O secretário de Estado informou ainda que está em curso a nível do ministério da saúde um trabalho conjunto com a Ordem dos Enfermeiros de Angola (Ordenfa) e outros sindicatos, para a implementação de sete cursos de formação especializada pós licenciatura.

A ideia, realçou, visa melhorar a prestação de cuidados especializados a nível das instituições sanitárias, nomeadamente assistência materno - infantil, cuidados primários de saúde pública, enfermagem de cuidados intensivos, enfermagem materno infantil, enfermagem médico – cirúrgica entre outras.

Disse ainda que, nos últimos quatro anos, o Governo aumentou o acesso aos serviços de saúde, foram construídos e apetrechados diversos hospitais, reabilitados mais de 164 hospitais municipais, através do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM ).

Deu ainda a conhecer que, além do tratamento curativo, o executivo angolano apostou também na medicina preventiva.

Para tal, acrescentou a importância dos enfermeiros contribuírem no aumento da literacia no seio da população, mormente ensinando a prática da boa higiene, dieta saudável, prática do exercício físico e outros que ajudam no bem-estar da pessoa.

Outrossim, reconheceu os esforços dos enfermeiros que não pouparam esforços, ou seja, não abandonaram os doentes nos hospitais durante a pandemia da covid-19, assim como rendeu homenagem aos profissionais que pereceram vítimas da doença, no exercício das funções.

Já o presidente da Ordem dos Enfermeiros de Angola (Ordenfa), Paulo Luvualu, defendeu a necessidade da formação permanente dos quadros, para dar respostas às moléstias dos pacientes nas unidades sanitárias.

Tendo em conta os desafios da classe, disse que, além dos acordos de cooperação com o Conselho Federal do Brasil, com a escola de enfermagem do Porto (Portugal), a Ordenfa continua a formar os quadros nas escolas de formação de enfermagem e nas unidades hospitalares.

Apelou ainda à melhoria das condições de trabalho nos hospitais, para melhor desempenho dos profissionais, assim como mais respeito à ética e deontologia profissional no seio da classe, visando ao atendimento humanizado dos enfermos.

A nível do país, organização controla perto de 63 mil membros.

O vice-governador para o sector político, social e económico do Bié, António Manuel, convidado a intervir, reforçou o compromisso do Governo na construção e reabilitação de unidades sanitárias, apoiar a capacitação dos profissionais do sector.

Durante o certame, foi ainda realizado um seminário regional das chefias de enfermagem, tendo sido debatido temas relacionados com o cálculo e administração de medicamentos, situação epidemiológica da província do Bié, cuidados de enfermagem prestado aos pacientes com malária, difusão renal aguda, saúde reprodutiva e outros.

O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado anualmente a 12 de Maio, em memória ao nascimento de Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna.

A data oferece a possibilidade de homenagear os enfermeiros como recurso inestimável e sensibilizar para os desafios que estes profissionais de saúde enfrentam.

A data decorreu sob lema “Enfermeiros: uma voz para liderar – investir na enfermagem e respeitar os seus direitos para garantir a saúde global”.

Participaram 480 delegados vindos das 18 províncias do país.





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+