Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Especialistas alertam para aumento de doenças cardiovasculares em Angola

     Saúde              
  • Benguela • Sexta, 30 Setembro de 2022 | 19h53
Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
Complexo Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
ANGOP

Benguela - Mais de 150 casos de doenças cardiovasculares são registados mensalmente no país, resultante da prevalência dos factores de risco, como a hipertensão e obesidade, disse, esta sexta-feira, o secretário-geral da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares (SADCV), Dario Olaio.

Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afectam o coração e/ou os vasos sanguíneos.

No termo inclui-se a doença cardíaca coronária (doença que afecta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a arteriosclerose.

O secretário-geral da SADCV falava à ANGO a propósito das II Jornadas de Cardiologia onde participa ao lado de outros especialistas, entre angolanos e cubanos residentes no país, para discutir questões relacionadas com os cuidados de saúde cardiovascular da população adulta e pediátrica.

O também cardiologista Dario Olaio sublinha que, diariamente, em todo o país, são quatro a cinco casos de pacientes acometidos por doenças cardiovasculares, sobretudo os acidentes vasculares cerebrais (AVC).

“O número é muito alto (…). O AVC é uma situação bastante dramática, porque se a pessoa não morre, fica inválida”, refere o secretário-geral da SADCV, adiantando que a hipertensão representa quase 30 a 40 por cento dos casos atendidos nas unidades hospitalares do país.

Contudo, admite que esses pacientes apresentam, com frequência, riscos de várias complicações associadas à hipertensão, nomeadamente os acidentes vasculares cerebrais (AVC), a insuficiência cardíaca, entre outros.

 “O número de casos é muito alto (…). O AVC é uma situação bastante dramática, porque se a pessoa não morre fica inválida”, salienta.

E avisa que muitos casos de AVC, alguns dos quais fatais, podiam ser prevenidos através do controlo dos factores de risco, entre a hipertensão arterial, o aumento do colesterol e da obesidade, assim como o tabagismo.

Orador do tema “Hipertensão Arterial Pulmonar e Doença Coronária Isquémica”, Dario Olaio vê nas II Jornadas de Cardiologia uma oportunidade para reforçar a prevenção, uma vez que o objectivo é evitar que as pessoas sejam acometidas por essas complicações.

Também deu exemplo de casos que aparecem já com alguma gravidade e que, por isso, dificulta a abordagem e os resultados finais, sobretudo as complicações relacionadas à Hipertensão Arterial e AVC, que tendem a aumentar cada vez mais.

É nesse sentido que o também médico do Hospital Josina Machel, em Luanda, enaltece a iniciativa das autoridades da província de Benguela de organizar, pela primeira vez, uma reunião científica com vários especialistas para a discussão dos principais problemas de saúde, no segmento cardiovascular no país.

Ao fim de dois dias de debate, aquele responsável considera frutífero o evento, tendo a destacar a melhoria no tratamento, investigação dos pacientes ou das doenças cardiovasculares.

Para a superação profissional dos especialistas de diversas áreas de cardiologia é preciso, segundo Dario Olaio, continuar a colher experiências novas e actualizar conhecimentos.

Já o médico Benedito Quinta, presidente das II Jornadas de Cardiologia e director-geral do Hospital Geral de Benguela, destaca o engajamento de especialistas internacionais para revisar e actualizar os temas essenciais da cardiologia e promover maior troca de experiências.

A seu ver, o evento tem grande impacto para toda a classe médica angolana, na medida em que promove uma actualização dos temas de maior relevância para os cuidados de saúde cardiovascular da população adulta e pediátrica.

Em dois dias, participaram das II Jornadas de Cardiologia 234 pessoas, entre especialistas em cardiologia, médicos internos de especialidade, técnicos de diagnóstico e terapêutica, estudantes de medicina e médicos gerais, em representação das províncias de Benguela, Luanda, Bié, Cabinda, Huambo, Malanje, Huíla, Cuando Cubango e do Uíge.

Foram abordados temas como “Hipertensão Arterial”, “Insuficiência Cardíaca”, “Doença Coronária”, “Desafios na Fibrilação Arterial” e "Cirurgias Cardíacas”.





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


Notícias de Interesse

Desportivo da Huíla tem novo presidente

 Domingo, 02 Fevereiro de 2025 | 09h06

CDH ganha centro de treino com nome do presidente fundador

 Domingo, 02 Fevereiro de 2025 | 08h54

Centro de Ciências apresenta “De Luanda ao Universo”

 Sábado, 01 Fevereiro de 2025 | 22h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+