Moçâmedes - Mais de dez casos de câncer da mama são diagnosticados, anualmente, pelos Serviços de Saúde no Namibe, informou, hoje (quarta-feira), o director do Gabinete Provincial do sector, Coríntios Miguel.
Em declarações hoje á ANGOP, o responsável disse que os pacientes diagnosticados com essa doença são encaminhados para os centros de saúde da Huíla ou para o Hospital Oncológico de Luanda, com vista a uma avaliação aprofundada.
A fonte apontou a falta de cultura por parte de certos cidadãos para exames de câncer da mama, que acomete mais mulheres (100% dos casos) contra um por cento em homens. A nível da província do Namibe dos 10 a 15 casos diagnosticados, três são controlados pela Direcção da Saúde.
Salientou que mais do que tratamento, a província precisa trabalhar na consciencialização das comunidades, para se estar atento aos sinais que apontam para a existência de casos e de igual modo na preparação dos quadros para que se possa dar respostas de diagnósticos precoces.
O responsável destacou que todo tipo de câncer tem um desenvolvimento lento em função das etapas que se impõem para chegar ao diagnóstico definitivo.
Apesar disso, considera importante saber quais são os sinais e, para isso, a pessoa tem que se conhecer, fazendo o auto exame sette dias depois do período menstrual, evitar anticoncepcionais de forma desregrada e consumo de enlatados.
Anunciou a realização pela Direcção local da Saúde, em parceria com a sociedade civil, de 25 a 26 do mês em curso, de workshops, palestras e debates sobre prevenção e diagnósticos da doença.
A actividade visa a consciencialização do combate contra o câncer e culminará com uma marcha, visando despertar as comunidades sobre os riscos da doença. LG/FA/SEC