Viana – Uma delegação da sexta comissão da Assembleia Nacional inteirou-se, esta terça-feira, do funcionamento do Hospital do Kapalanga, localizado no município de Viana, em Luanda.
A visita insere-se na função fiscalizadora e de advocacia dos deputados desta comissão, que trata de questões da saúde, educação, ensino superior e tecnologias de informação.
A mesma serviu para troca de impressões entre deputados, médicos e pacientes.
Falando à imprensa no final da visita, a coordenadora da secção de saúde da sexta comissão, Arleth Borges, disse que a actividade permitiu radiografar as dificuldades enfrentadas pelos utentes e funcionários.
A delegação recomendou uma gestão racional do bem à disposição na unidade hospitalar.
A deputada acrescentou que o grupo vai advogar junto do Ministério da Saúde, para que se preste melhor atenção ao hospital durante a contratação de novos quadros para o sector da saúde.
Por sua vez, a directora-geral do Hospital do Kapalanga, Maria Emília Katyva, referiu que a visita é de grande valia.
“Os deputados são a voz do povo e esperamos que as preocupações aqui apresentadas reflictam o mesmo que os utentes sentem e que sejam solucionadas no mais breve período de tempo possível”, frisou.
O hospital conta com 125 camas e presta serviços de internamento, pediatria, cirurgia, ortopedia, psiquiatria e cardiologia. FCC/HDC/OHA